No Cinema

 old film projector and movie objects 

 

 

 

 

 

 

Cinema e Psicologia:

20 Filmes sugeridos.

O Cinema10 resolveu montar uma lista composta por 20 filmes que levam em conta assuntos relacionados à Psicologia. Uma ótima lista para quem estuda e está afim de adquirir algum conhecimento. Confira:

Cisne Negro (Black Swan – 2010)

Cisne Negro

Natalie Portman faz a melhor interpretação de sua carreira no papel de Nina, uma bailarina extremamente talentosa mas perigosamente instável emocionalmente que está às portas do estrelado. Instigada ao máximo por seu determinado diretor artístico (Vincent Cassel) e ameaçada por uma sedutora bailarina rival (Mila Kunis), o tênue laço que prende Nina à realidade começa a se desfazer. À medida que a pressão aumenta, as obsessões que consomem Nina saem de controle, arremessando-a num pesadelo de olhos abertos que ameaçará não apenas sua sanidade, mas também sua própria vida.

Saiba mais sobre o filme Cisne Negro.

Ilha do Medo (Shutter Island – 2010)

Ilha do Medo

Quando o inspetor Teddy Daniels (Leonardo Di Caprio) chega ao asilo pisquiátrico de criminosos, na ilha shutter, o que começa como investigação de rotina logo sofre uma reviravolta sinistra. À medida que a investigação se desenvolve, Teddy descobre mais fatos terríveis e chocantes sobre a ilha e descobre também que há lugares dos quais não se consegue sair.

Saiba mais sobre o filme Ilha do Medo.

Melancolia (Melancolia – 2011)

Melancolia

Justine e Michael estão celebrando seu casamento em uma festa suntuosa na casa de sua irmã e cunhado. Enquanto isso, o planeta, Melancolia, está se dirigindo em direção à Terra…

Saiba mais sobre o filme Melancolia.

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange – 1971)

Laranja Mecânica

O alucinado Alex (Malcolm McDowell) tem sua própria forma de se divertir. Sempre às custas da tragédia dos outros. A transformação de Alex de um punk sem moral até um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde, compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elaborou a partir do livro de Anthony Burgess.

Saiba mais sobre o filme Laranja Mecânica.

A Pele em que Habito (La Piel que Habito – 2011)

Desde que sua esposa foi queimada em um acidente de carro, o Dr. Robert Ledgard, um iminente cirurgião plástico, interessou-se em criar uma nova pele com a qual ele poderia tê-la salvo. Depois de 12 anos, ele consegue criar uma pele que é um verdadeiro escudo contra qualquer forma de agressão.

Além de anos de estudo e experimentação, Robert precisava de mais três coisas: nenhum escrúpulo, um cúmplice e uma cobaia humana. A falta de escrúpulos nunca foi um problema. Marília, a mulher que cuidou dele desde que nasceu, é sua mais fiel cúmplice. Mas a cobaia humana…

Saiba mais sobre o filme A Pele que Habito.

Precisamos Falar sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin – 2011)

Precisamos Falar sobre o Kevin

Eva coloca suas ambições e sua carreira de lado para dar a luz a Kevin. A relação entre mãe e filho é difícil desde seus primeiros anos. Quando Kevin completa 15 anos de idade, ele faz algo irracional e imperdoável aos olhos de toda a comunidade. Eva lida com seus próprios sentimentos de tristeza e responsabilidade. Será que ela já amou o filho? E o quanto do que Kevin fez é culpa de sua mãe?

Saiba mais sobre o filme Precisamos Falar sobre o Kevin.

Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind – 2001)

Uma Mente Brilhante

Uma Mente Brilhante é um filme espetacular e conta com Russel Crowe no papel principal, interpretando o brilhante matemático John Nash. Ele está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Agora, só lhe resta a dedicada esposa (Jennifer Connelly) para ajudá-lo nesta fascinante história de coragem, paixão e triunfo.

Saiba mais sobre o filme Uma Mente Brilhante.

 

A Identidade Bourne (The Bourne Identity – 2002)

A Identidade Bourne

Um homem acorda sem memória após ser baleado por um desconhecido. Quando ele se recupera, só encontra uma única pista sobre sua identidade: um chip que estava implantado em seu quadril, nele está gravado o número de uma conta de um banco em Zurique, Suíça. No cofre do banco ele descobre que se chama Jason Bourne e que mora em Paris.

Paralelamente, é perseguido inexplicavelmente por pessoas que lhe querem morto, e nessas circunstâncias, descobre que possui uma série de conhecimentos em técnicas de combate, além de falar fluentemente vários idiomas. Marie, uma desconhecida, cruza seu caminho numa situação meramente coincidencial, seja quem for que quer Bourne morto passa a perseguir Marie também. Juntos, planejam achar uma saída para toda essa situação e descobrir a verdade sobre o nome Jason Bourne.

Saiba mais sobre o filme A Identidade Bourne.

 

Seven – Os Sete Crimes Capitais (Se7en – 1995)

Seven - Os Sete Crimes Capitais

Brad Pitt e Morgan Freeman estrelam este thriller psicológico empolgante sobre dois detetives na trilha de um assassino serial que escolhe suas vítimas de acordo com os sete pecados capitais. Este verdadeiro clássico moderno também é estrelado por Gwyneth Paltrow e dirigido por David Fincher.

Saiba mais sobre o filme Seven – Os Sete Crimes Capitais.

 

Minhas Tardes com Margueritte (La Tête en Friche – 2010)

É a história de um daqueles improváveis encontros que podem mudar a sua vida: Germain, um cinqüentão quase analfabeto, e Marguerite, um velinha apaixonada por livros. Quarentas anos e muitos quilos os separam. Um dia, por acaso, Germain senta ao lado dela em um banco no parque. Ela recita em voz alta versos dando assim a ele a chance de descobrir a magia dos livros, que nunca fizeram parte da vida dele. Mas Marguerite está perdendo a visão e pelo carinho e afeto que foram criados dessa relação, Germain irá aprender para mostrar que pode ler para ela, quando ela não puder mais.

Saiba mais sobre o filme Minhas Tardes com Margueritte.

 

Um Método Perigoso (A Dangerous Method – 2011)

Um Método Perigoso

O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.

Saiba mais sobre o filme Um Método Perigoso.

 

Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud and Incredibly Close – 2011)

Tão Forte e Tão Perto

A narrativa de Tão Forte e Tão Perto gira em torno do excepcional Oskar Schell, que aos 9 anos já é inventor amador, admirador da cultura francesa e pacifista. Depois de encontrar uma misteriosa chave que pertencia a seu pai, morto nos atentados de 11 de setembro, o garoto embarca em uma incrível jornada – uma busca frenética por um segredo cruzando as cinco regiões de Nova York. Ao percorrer a cidade, ele encontra pessoas de todos os tipos, todos sobreviventes em seus próprios caminhos. Por fim, a jornada de Oskar termina onde começou, mas com o consolo da experiência mais humana de todas: o amor.

Saiba mais sobre o filme Tão Forte e Tão Perto.

 

Janela Secreta (Secret Window – 2004)

Janela Secreta

Embora ele saiba que deveria estar sentado diante de seu computador escrevendo outro livro ou, no mínimo, passeando com seu cachorro em torno do reluzente lago diante de seu chalé sombrio, o bem sucedido autor Mort Rainey (Johnny Depp) tem dormido em seu sofá favorito por até 16 horas ao dia. Ele está passando por um divórcio doloroso. A separação complicada e desagradável esgotou suas energia e secou sua criatividade, deixando-o com um monumental bloqueio criativo que o deixa incapacitado para redigir mesmo uma frase das mais simples. Aí então, quando parece que nada poderia ficar pior, um estranho psicótico chamado John Shooter (John Turturro) aparece à sua porta, acusando Rainey de plagiar sua história e exigindo satisfações. A despeito dos esforços de Rainey para acalmá-lo, Shooter se torna cada vez mais insistente e hostil, decidido a obter um tipo de justiça perversa que poderia incluir assassinato a sangue frio. Envolvido involuntariamente num jogo mental de gato e rato, Rainey descobre ter mais astúcia e determinação do que jamais imaginou. Ao final, ele percebe que o evasivo Shooter talvez o conheça melhor do que ele conhece a si próprio.

Saiba mais sobre o filme Janela Secreta.

 

O Amigo Oculto (Hide and Seek – 2005)

O Amigo Oculto

Um pai viúvo com um grande problema no filme de suspense sobrenatural O Amigo Oculto, e Dakota Fanning interpreta sua jovem filha Emily, que esconde um terrível segredo.Quando a história começa, a esposa de Callaway, Alison (Amy Irving) morre repentinamente, traumatizando Emily. Pai e filha se mudam para a região ao norte de New York para separar Emily das memórias de sua vida em Manhattan com sua mãe. Logo depois, Emily desenvolve uma amizade com Charlie. A princípio, David vê Charlie como um modo positivo de Emily se expressar, mas uma série de acontecimentos horríveis o leva a pensar em algo inimaginável: Charlie pode mesmo ser real… e, se for, tem de ser impedido.

Saiba mais sobre o filme O Amigo Oculto.

 

A Menina no País das Maravilhas (Phoebe in Wonderland – 2008)

A Menina no País das Maravilhas

Phoebe (Elle Fanning), é uma menina rejeitada pelos seus colegas de classe, que deseja mais do que tudo participar da peça de teatro da escola, Alice no País das Maravilhas. Com o estress do dia a dia, o comportamento de Phoebe piora cada vez mais criando uma forte pressão em seus pais Hillary (Felicity Huffman) e Peter (Bill Pullman). Ambos tentam compreender e ajudar a filha. Mas Phoebe se esconde em suas fantasias, confundindo realidade com sonho. A menina terá que encarar um duro, doloroso e emocionante processo, passando pela incrível transformação, com a de uma lagarta que se torna uma bela borboleta.

Saiba mais sobre o filme A Menina no País das Maravilhas.

 

Don Juan DeMarco (Don Juan DeMarco – 1994)

Don Juan DeMarco

John Arnold DeMarco (Johnny Depp) é um homem que acredita ser Don Juan, o maior amante que o mundo conheceu. Escondido atrás de uma máscara e usando capa, DeMarco é submetido a tratamento psiquiátrico com o doutor Jack Mickler (Marlon Brando) para que seja curado do seu aparente delírio. Mas as sessões com o psiquiatra têm um efeito inesperado sobre a equipe do médico, mais profundamente ainda, sobre o próprio Mickler, que decide reacender o romance em seu casamento problemático.

Saiba mais sobre o filme Don Juan DeMarco.

Amnésia (Memento – 2000)

Amnésia

Leonard, um rapaz que teve mulher brutalmente assassinada, parte numa busca insana pelo criminoso. Só que ele tem um grande problema: após o ocorrido, não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e tatuagens que faz no próprio corpo e na confiança das pessoas.

Saiba mais sobre o filme Amnésia.

 

Garota Interrompida (Girl, Interrupted – 1999)

Garota Interrompida

Diagnosticada num quadro de distúrbio de personalidade, Susanna (Winona Ryder) rebela-se contra a enfermeira chefe (Whoopi Goldberg) e a psiquiatra (Vanessa Redgrave), preferindo se aliar às residentes lunáticas – um grupo de mulheres problemáticas, incluindo a carismática sociopata Lisa (Angelina Jolie).

Saiba mais sobre o filme Garota Interrompida.

 

Reine sobre Mim (Reign Over Me – 2007)

Reine Sobre Mim

Adam Sandler, Don Cheadle, Jada Pinkett Smith e Liv Tyler estrelam nessa emocionante história sobre Charlie Fineman (Sandler) que entrou em depressão logo após a morte de usa esposa e filhos. A vida de Charlie melhora muito depois de reencontrar por acaso um antigo amigo de faculdade, Alan Johnson (Cheadle), cja vida está dividida entre o trabalho e a família. O reencontro dos amigos fortaleceu o antigo e esquecido vínculo de amizade e os dois passaram a viver melhor emocionalmente.

Saiba mais sobre o filme Reine sobre Mim.

 

Freud, Além da Alma (Freud – 1962)

Freud, Além da Alma

Freud, Além da Alma, aclamado clássico do mestre John Huston sobre a vida de Sigmund Freud (1856 – 1939). O longa acompanha Freud desde sua graduação em Medicina na Universidade de Viena até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas, relacionando suas descobertas acerca do funcionamento do inconsciente humano às suas experiências pessoais. Ao tratar uma jovem histérica e sexualmente reprimida, Freud (Montgomery Clift) formula o conceito do Complexo de Édipo.

Saiba mais sobre o filme Freud, Além da Alma.

Por Gabriel Azevedo

_______________________________________________________________________________________________________

 

Um pedra sobre o passado

No filme “Entre Nós”, amigos releem cartas enterradas por dez anos e se deparam com a saudade do que eram antes

Por Fernanda Teixeira Ribeiro / Revista Mente & Cérebro

O que você esperava da vida aos 25 anos? Ou, caso ainda não tenha chegado a essa idade, quais suas expectativas para daqui dez anos? No filme Entre nós sete amigos, vários deles com aspiração de se tornarem escritores, registram seus sentimentos em relação ao futuro em pedaços de papel e os enterram numa caixa.

Marcam o lugar com uma pedra e combinam que vão desenterrar e reler as cartas exatamente uma década depois, ao se reunirem novamente no lugar – uma casa de campo isolada, onde mantêm conversas sobre literatura e sobre a vida, animadas pelo álcool e pela maconha. Os sorrisos e as promessas de amizade eterna são exagerados, a responsabilidade é pouca. Embriagados, dois deles saem de carro para comprar mais bebida e o desfecho é previsível: o motorista perde o controle do veículo e um deles morre, segundos depois de confidenciar ao amigo que havia concluído seu primeiro livro.

Na sequência o motorista, Felipe, surge mais velho. O rosto do ator Caio Blat é filmado mais de perto e o espectador pode ver algumas rugas de expressão, o que sugere a passagem do tempo. Junto com sua mulher, Lúcia (interpretada por Carolina Dieckman) – uma das amigas, com quem acabou se casando –, sobe novamente as escadas da mesma casa de campo. Pouco a pouco o antigo grupo se reúne, agora apenas seis. Cumprimentam-se, fazem perguntas pouco interessadas sobre o emprego e sobre a família uns dos outros. O constrangimento prevalece e a tragédia que aconteceu há dez anos não é evocada por nenhum deles, mas a memória do morto parece onipresente.

um_pedra_sobre_o_passado_1__2014-04-23165552

O contraste é claro. Os piqueniques regados a cerveja do início do filme dão agora lugar a um jantar com pratos elaborados e vinho. Sinal da maturidade. Casais que antes trocavam carícias o tempo todo hoje mal se tocam e discutem por causa do ponto do assado ou tempero da salada. Lúcia, aliás, namorava na época um dos outros rapazes ali reunidos, o que parece deixá-la em um mal-­estar constante. A conversa inevitavelmente ruma para a vida profissional.

Nesse aspecto, Felipe é considerado o mais bem-sucedido, pois foi o único que de fato seguiu a carreira de escritor. Seu maior sucesso ainda é seu primeiro livro, publicado pouco depois do acidente, que contém passagens nitidamente inspiradas na temporada no campo, como as cartas enterradas. O conflito surge quando um dos amigos, Casé, crítico de literatura de um jornal, afirma que a qualidade dos romances de Felipe deixa a desejar e que o sucesso do primeiro trabalho não se repetiu mais – é a primeira insinuação sobre um segredo que atormenta o protagonista desde a tragédia.

O consumo de álcool aumenta e o sentimento de cumplicidade parece retornar aos poucos.

um_pedra_sobre_o_passado_2__2014-04-23170229É inevitável a comparação com a juventude. Buscam manter as mesmas brincadeiras, ouvir as mesmas músicas, mas na verdade ninguém está realmente se divertindo: um é para o outro a dolorosa revelação de sonhos que não se realizaram ou que simplesmente deixaram de fazer sentido. Silvana, dona da casa, relembra do livro que o morto estava prestes a terminar e sugere tentarem encontrá-lo e editá-lo, o que deixa Felipe ansioso. Sua mulher desconfia de seu comportamento e começa a duvidar da autoria do primeiro livro do marido. Ele não confirma a suspeita, mas deixa a entender que tem algo a revelar no dia da abertura das cartas.

Chega o momento em que a pedra é finalmente removida e têm acesso ao passado. Muitas das cartas estão deterioradas pelo tempo. Algumas poucas estão íntegras e uma delas é a do morto. As linhas lidas coincidem com o final do romance do protagonista, mas apenas Silvana e Lúcia percebem – “Que puta saudade do que nós somos”, sentencia a carta, mergulhando todos num silêncio pensativo. Felipe havia tomado para si não apenas a obra, mas a vivência do amigo. Qual a pena por roubar um passado?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s