SERVIÇOS

PSICOTERAPIA

 

Oferece atendimento clínico e institucional às pessoas que a procuram individualmente ou em grupo, família e casal, e realiza também atendimento na comunidade e em instituições.

ATENDIMENTO INDIVIDUAL / PSICOTERAPIA

No atendimento individual a psicoterapia é um recurso utilizado por psicólogos para auxiliar as pessoas a lidar com conflitos internos e externos, na dificuldade no enfrentamento dos obstáculos cotidianos, numa maior compreensão das relações interpessoais, para autoconhecimento, qualidade de vida e ampliação da consciência.

O atendimento psicológico possibilita aprofundar o conhecimento sobre si, reconhecer suas características pessoais, identificar seus pensamentos e sentimentos, refletir e analisar seus comportamentos e consequências, podendo assim, melhorar sua qualidade de vida ou reorientá-la de uma nova forma.

Na medida em que o processo psicoterapêutico avança amplia-se a capacidade dos indivíduos lidarem melhor com suas emoções, planejar seu crescimento e promover mudanças significativas em sua vida.

Durante os atendimentos o paciente poderá tratar de suas angústias, anseios, desejos, medos, ideias e dúvidas. Geralmente as pessoas que chegam ao consultório estão a procura de superar  dificuldades emocionais, conflitos familiares, dificuldades nos relacionamentos afetivos, questões sexuais, profissionais, estresse, dependência química, depressão, fobias, síndrome do pânico, transtornos alimentares, do sono e do humor, ansiedade excessiva, perdas emocionais e materiais, autoestima baixa, orientação vocacional e profissional, distúrbio de aprendizagem, pacientes oncológicos, entre outros.

No entanto, a psicoterapia pode também ser preventiva e desenvolvida com indivíduos que não apresentam queixa aparente, como potente ferramenta de desenvolvimento pessoal.


 

ATENDIMENTO AOS CASAIS / PSICOTERAPIA DE CASAL

Considerando os desafios que a família contemporânea em suas múltiplas e novas configurações encontra para dar suporte a seus diferentes membros, torna-se indispensável que nos serviços de psicologia oferecer-se espaços clínicos para a elaboração do sofrimento suscitado quando a família encontra-se com importantes dificuldades em seu desenvolvimento .

Nosso serviço de atendimento à família é orientado para o atendimento dessas famílias que chegam em crise em função de crises conjugais, sofrimentos afetivos e emocionais de alguns de seus membros, etc. O projeto terapêutico será estabelecido a partir de uma avaliação diagnóstica realizada com o grupo familiar, ou a partir do encaminhamento de algum outro profissional da área da saúde.


ATENDIMENTO A PESSOAS ENLUTADAS

LUTOS
Cuidadosa avaliação diagnóstica de necessidades e recursos da pessoa enlutada e trabalho psicoterapêutico para o enfrentamento do luto.

   


 

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL / COACHING

O serviço atende profissionais que desejam avaliar, redirecionar ou mesmo realizar transições de carreira, a partir de uma compreensão adequado da natureza das mudanças que deseja implementar em sua vida profissional e seus desdobramentos.

O trabalho também oferece para jovens e estudantes a possibilidade de se informar sobre: cursos de formação técnica, cursos superiores de curta duração (Tecnólogos e Seqüenciais) e superiores de longa duração; mercado de trabalho, valor social da profissão.


ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Acompanhar o orientando em suas reflexões, de modo que ele possa, no final do processo, ser capaz de tomar uma decisão sobre a profissão a seguir;

Compreender as dificuldades que impedem esta decisão;

Promover a elaboração das ansiedades e conflitos que envolvem a decisão de uma carreira;

Promover informações a respeito das carreiras.


PROBLEMAS E TRANSTORNOS EMOCIONAIS DE ORIGEM OCUPACIONAL 

Atendimento junto a demandas de natureza clínica provocadas pelas dinâmicas atuais do mundo do trabalho, especialmente no atendimento de pessoas com agravos à saúde relacionados ao trabalho, desempregados etc. E no estabelecimento do nexo entre sofrimento psíquico e trabalho (com produção de laudos para processos judiciais).

As atividades envolvem atendimentos individuais e em grupos, sendo possível a atuação em instituições, em casos específicos.

CONTATO:   (15) 981 575 024 Icono-Whatsapp

EMAIL: psicomarcosmarinho@gmail.com

 

 PALESTRAS & CURSOS

 (Empresas, Escolas, Ong´s e Espaços de convivência).

Temas já desenvolvidos nos formatos de palestras e cursos (sob demanda)

1. O jovem na contemporaneidade.
Os dilemas da condição de ser do jovem, frente a um mundo de muitas mudanças e transformações. A vocação, amor, sexualidade, consumo e os novos arranjos familiares.

2. Diálogo nas relações interpessoais.
A importância do diálogo como condição para relações interpessoais menos superficiais e frustrantes. Expectativas familiares, dos amigos e nas relações amorosas.

3. Conceito de família na contemporaneidade.
Uma análise sobre as mudanças históricas na constituição das famílias e os novos arranjos familiares na modernidade.

4. O papel do educador e do educador social.
Objetiva fornecer as bases para o trabalho de educadores e orientadores, levando em conta práticas educativas emancipatórias, democráticas e dialógicas. Duas partes prática e conceitual.

5. A escolha da profissão, dilemas atuais.
Palestra em que se apresentam todas as variáveis envolvidas na escolha da profissão e da carreira, as profundas mudanças no mundo do trabalho, as novas ocupações e os desafios num mercado de trabalho em mutação.

6. Uma educação para o mundo do trabalho.
Como a escola e seus educadores podem organizar suas práticas que levem em conta a apropriação de seus jovens alunos sobre o mundo do trabalho e o processo de informação e escolha profissional.

7. Relações Afetivas.
Análise das relações afetivas na contemporaneidade, fluidez, descolamentos e formas de vivência da intimidade, gêneros, comportamentos sexuais, oralidade e ética nas relações.

8 A relação pais e filhos.
Diálogo inter geracional, autoridade, limites, conflitos e rearranjos numa relação dinâmica e fluída.

9.  A vida como projeto existencial.
Reflexão sobre liberdade, destino, escolhas, sentido e significado da experiência de vida, construção de um projeto, heteronomia x autonomia, temporalidade, o que faço com a vida e com o tempo que tenho.

10. Diálogo e solicitude.
A condição de ser dos homens, voltados para o cuidar e a solicitude, o cuidar que liberta e emancipa e o cuidar que submete e aprisiona,

11. Mudança e Projeto de Vida.
Análise de vida pregressa, constituição de um novo projeto de vida, mudanças provocadas, estagnação, crise, mudança como saída existencial.

12. Escolha Profissional.
Variáveis e determinações que constituem o modo como se escolhe a profissão e a inserção no mundo do trabalho.

13. Stress e Mundo do Trabalho.
Assédio moral, pressão excessiva por metas e resultados, normose, competição exacerbada no ambiente de trabalho, baixos salários, preconceito no ambiente de trabalho, e outras condições que podem ocasionar elevado sofrimento psíquico e adoecimento. Bases para a constituição de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

14. Luto e stress pós traumático.
Perdas repentinas, acidentes, exposição a violência com impactos no psiquismo, formas de lidar, como a psicoterapia pode contribuir. Luto como processo e relação.

15. Mudança de carreira / Mudança de profissão. Dilemas.
A chamada “crise da meia idade” e seus possíveis impactos na vida profissional e na carreira.

16. Aposentadoria e a vida produtiva.
Com o aumento da expectativa de vida, as novas possibilidades que ase abrem aos indivíduos que se aproximam da aposentadoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s