CURSOS E PALESTRAS

PALESTRAS & CURSOS

– Palestras: DURAÇÃO de 60 a 90 minutos
– Cursos: 16h / 20hs/ 40 hs.

PÚBLICO ALVO: Empresas, Escolas, Ong´s e Espaços de convivência.
RESPONSÁVEL:Psicólogo Marcos Eduardo F. Marinho (CRP 06/93232)

1. O jovem na contemporaneidade.
Os dilemas da condição de ser do jovem, frente á um mundo de muitas mudanças e transformações. A vocação, amor, sexualidade, consumo e os novos arranjos familiares.
2. Diálogo nas relações interpessoais.
A importância do diálogo como condição para relações interpessoais menos superficiais e frustrantes. Expectativas familiares, dos amigos e nas relações amorosas.
3. Conceito de família na contemporaneidade.
Uma análise sobre as mudanças históricas na constituição das famílias e os novos arranjos familiares na modernidade.
4. O papel do educador e do educador social.
Objetiva fornecer as bases para o trabalho de educadores e orientadores, levando em conta práticas educativas emancipatórias, democráticas e dialógicas. Duas partes prática e conceitual.
5. A escolha da profissão, dilemas atuais.
Palestra em que se apresentam todas as variáveis envolvidas na escolha da profissão e da carreira, as profundas mudanças no mundo do trabalho, as novas ocupações e os desafios num mercado de trabalho em mutação.
6. Uma educação para o mundo do trabalho.
Como a escola e seus educadores podem organizar suas práticas que levem em conta a apropriação de seus jovens alunos sobre o mundo do trabalho e o processo de informação e escolha profissional.
7. Relações Afetivas.
Análise das relações afetivas na contemporaneidade, fluidez, descolamentos e formas de vivência da intimidade, gêneros, comportamentos sexuais, oralidade e ética nas relações.
8 A relação pais e filhos.
Diálogo inter geracional, autoridade, limites, conflitos e rearranjos numa relação dinâmica e fluída.
9.  A vida como projeto existencial.
Reflexão sobre liberdade, destino, escolhas, sentido e significado da experiência de vida, construção de um projeto, heteronomia x autonomia, temporalidade, o que faço com a vida e com o tempo que tenho.
10. Diálogo e solicitude.
A condição de ser dos homens, voltados para o cuidar e a solicitude, o cuidar que liberta e emancipa e o cuidar que submete e aprisiona,
11. Mudança e Projeto de Vida.
Análise de vida pregressa, constituição de um novo projeto de vida, mudanças provocadas, estagnação, crise, mudança como saída existencial.
12. Escolha Profissional.
Variáveis e determinações que constituem o modo como se escolhe a profissão e a inserção no mundo do trabalho.
13. Stress e Mundo do Trabalho.
Assédio moral, pressão excessiva por metas e resultados, normose, competição exacerbada no ambiente de trabalho, baixos salários, preconceito no ambiente de trabalho, e outras condições que podem ocasionar elevado sofrimento psíquico e adoecimento. Bases para a constituição de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. 
14. Luto e stress pós traumático.
Perdas repentinas, acidentes, exposição a violência com impactos no psiquismo, formas de lidar, como a psicoterapia pode contribuir. Luto como processo e relação.
15. Mudança de carreira / Mudança de profissão. Dilemas.
A chamada “crise da meia idade” e seus possíveis impactos na vida profissional e na carreira.
16. Aposentadoria e a vida produtiva.
Com o aumento da expectativa de vida, as novas possibilidades que ase abrem aos indivíduos que se aproximam da aposentadoria.

psicomarcosmarinho@gmail.com


Temas já desenvolvidos nos formatos de palestras e cursos (sob demanda)

Anúncios